Está chegando o evento mundial de mega promoções que acontece na última sexta-feira do mês de novembro: a Black Friday.
Todo mundo está se preparando para adquirir algum produto ou serviço a preço de banana e também ficam ligados nas redes sociais para acompanhar as promoções.
Nesse período, são movimentados bilhões de reais em todo o mundo, mas será que o seu negócio estará no meio da somatória?
Chegou a hora de fazer bonito nos descontos e também na divulgação dos seus produtos. Acompanhe conosco como utilizar as redes sociais para vender mais nessa Black Friday.
Um pouquinho mais sobre a Black Friday no BR
Se você aproveitar esse dia de descontos global de forma correta, é claro que o seu negócio lucrará – mas é preciso planejamento muito antes desse dia chegar!
As ações também são feitas nas lojas físicas, mas não dá pra negar que a grande maioria se concentra nos e-commerces.
Segundo o site G1, no ano passado, a Black Friday gerou o faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, alta de 10,3% ante aos R$ 1,9 bilhão registrados no mesmo período em 2016.
Esses dados comprovam que a Black Friday mexe com a cabeça dos consumidores e investir nesse dia para vender mais é essencial para o seu negócio e mais dimdim no seu bolso!
Como preparar ações nas redes sociais para a Black Friday?
Para acompanhar essa tendência e vender muito mais no dia 29 de novembro, é preciso se preparar e preparar tudooo para atrair mais consumidores e consequentemente mais vendas.
Se o seu site estiver preparado para a Black Friday – com uma plataforma estável, navegação fácil, estoque em dia e com garantia de boa entrega –, já podemos preparar o segundo passo: pensar com carinho nas redes sociais!
Assim como na época de Natal, as redes sociais devem receber atenção especial neste período de grandes compras, e a gente explica o porquê:
Além de vender muito nestes dias, você pode atrair muitos potenciais clientes e fechar mais vendas durante o ano todo por meio das redes sociais. Mas pra que isso aconteça você precisa seguir algumas recomendações para evitar dores de cabeça na divulgação. Elas são:
Seja honesto
A primeira coisa a se pensar é: seja honesto, nada de aumentar o valor do produto para depois aumentar o valor dos descontos.
As redes sociais se caracterizam mais como uma ferramenta para a divulgação das ofertas. Por meio de postagens nas redes, você pode chamar a atenção dos clientes para a outra plataforma. Então ofereça descontos de verdade para conquistar e fidelizar clientes.
Alimente suas redes sociais o ano todo e não só na Black Friday
Mesmo com uma superpromoção, ainda sim, as pessoas ficam com a pulga atrás da orelha coça: “Será que essa promoção é pra valer?”.
Esta desconfiança diminui na medida que as pessoas aprendem a lidar com a Black Friday. O segredo básico para isso é a informação, e ela nunca esteve tão disponível agora com a facilidade de acesso à internet e o uso das redes sociais.
A tendência é que o usuário as acesse para verificar o histórico do seu negócio, conferir comentários e avaliações. Então, alimente o ano TODO as suas redes sociais, tenha um bom relacionamento com os clientes já conquistados, dado que são eles que vão mostrar satisfação, gerando prova social gratuita para seu negócio.
Invista em anúncios
Se a maioria dos consumidores utilizam a internet para comparar preços e comprar, nada mais justo do que usar as redes sociais como estratégia de divulgação do seu comércio.
Feita uma campanha de anúncios de sucesso, o usuário sai do anúncio do Facebook, por exemplo, e vai direto para a página de compras, seja no computador ou no celular.
Escolha imagens de boa qualidade e artes específicas para a Black Friday
É importante que o usuário perceba que sua postagem está relacionada a Black Friday, por isso recomendamos artes diferenciadas, com seus produtos ou serviços, descontos atrativos e um layout bonito e em conformidade com a data.
Misture a cor preta com a cor mais marcante da sua identidade visual, isso com certeza chamará a atenção dos seguidores.
Enfim, a gente consegue perceber que as redes sociais permitem contato constante com os consumidores, nutrindo o relacionamento da marca com seus clientes, seja no atendimento, engajamento ou até mesmo em produção de conteúdo mais descontraído ou elaborado e explicativo sobre os seus produtos ou serviços.
Por isso, já corre para dar uma conferida em suas redes sociais e aproveite a Black Friday 2019 para vender e conquistar mais clientes!
Caso ainda não tenha feito a gestão das redes sociais e quer vender mais no ano que vem, a gente tá à disposição para te ajudar na Black Friday 2020, viu? Clique aqui e solicite um orçamento!
Camila Rodrigues
Formada em Letras e Jornalismo, Camila ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir. Mas uma coisa é certa: sua missão no mundo é dar voz aos animais. Por ora, se aventura no mundo do Marketing Digital.