Leads: o que são e por que qualificá-los é essencial no Inbound Marketing?

A transformação digital deu aos seus consumidores a autonomia e a capacidade de pesquisar e encontrar soluções que se alinham aos seus valores, dessa forma o processo de venda precisou se adaptar também, pois a decisão de um comprador já está, muitas vezes, concluída antes de precisar falar com a equipe de vendas.

Como a sua empresa se adapta à esta nova maneira de vender? Uma coisa é certa: você evolui com isso, alinhando sua equipe de vendas e marketing para oferecer uma melhor experiência ao cliente, e isso pode ser feito por meio do Inbound Marketing.

Quando se trata de Marketing Digital, o Inbound Marketing é a abordagem mais eficaz para converter o tráfego da web em clientes fiéis. Se você deseja obter os melhores resultados e gerar Leads mais qualificados em seu funil de vendas, é necessário incluir táticas essenciais de Inbound Marketing em sua estratégia.

Neste artigo, vamos falar um pouquinho mais sobre Inbound Marketing e por que qualificar seus leads é um fator essencial para o sucesso de um projeto de Inbound Marketing. Acompanhe com a gente!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma abordagem projetada para engajar um potencial cliente e o atrair para a sua marca por meio da criação de conteúdo de qualidade e que agregue valor a ele. Trata-se de capacitá-lo em todo o funil de vendas e continuar a encantá-lo através do uso de conteúdo, mesmo depois de se tornar cliente.

Ok, sabemos bem o que são clientes, mas o que são Leads?

Em geral, um lead é alguém que entra em contato com sua marca em busca de conhecimento ou mais informações sobre seu produto. Para fazer isso, eles estão dispostos dar suas informações pessoais de contato para receberem uma oferta de conteúdo, geralmente informativa.

Este tipo de cliente é essencial para a sua marca crescer, independentemente do seu nicho. Afinal, ter contato de várias pessoas em troca de informações é uma ótima maneira de descobrir como transformá-las em clientes.

Como solicitar as informações de contato do seu potencial cliente?

Os formulários de assinatura para receber materiais diferentes ou até para assinar uma newsletter são excelentes para ter as informações de contato do seu cliente. Dessa forma, você pode saber quem está realmente interessado em saber mais sobre os seus serviços ou produtos.

É importante saber que uma marca, antes de possuir um Lead qualificado, certamente desenvolveu pautas em cima da realidade de nossas personas. Depois é preciso saber que nem todos que seguem sua marca na Internet podem ser considerados leads. Existem algumas diferenças fundamentais que você precisa saber para poder classificar os seus usuários.

Visitantes x assinantes

Os visitantes são pessoas que acessam seu website em um determinado período de tempo. Eles não são necessariamente visitantes frequentes, mas você sabe que eles já estiveram lá antes.

Assinantes são aqueles que se inscreveram no seu boletim informativo e seguem sua marca nas mídias sociais. No entanto, a princípio, eles só querem obter conteúdo informativo.

Eles ainda não sabem que têm um problema e que precisam de uma solução. Mas o interessante é que os inscritos querem saber mais, é por isso que acessam sua página. Eles são potenciais leads.

Leads são usuários que estão ao alcance da empresa. Se você já tem informações como o endereço de e-mail ou até mesmo o número de telefone delas, é possível pensar em estratégias para torná-las seus clientes.

Mas por que é tão importante ter as informações pessoais de contato de alguém?

O e-mail é um dos principais canais de comunicação na Internet. Portanto, é uma ferramenta poderosa. Esse tipo de contato é baseado em pessoas reais que deram permissão para você falar com elas.

Assim, o Lead não é apenas uma pessoa que forneceu as suas informações pessoais para uma empresa, e sim um contato qualificado. Significa que ele é alguém que já identificou um problema e sabe que precisa de uma solução.

Como nutrir leads?

Não adianta ter pessoas interessadas em seu serviço, que já forneceram seu endereço de e-mail, se não gerarem lucro em algum momento. Você precisa nutrir seus Leads. Isso significa percorrer todo o caminho, desde informações de contato pessoal até a transformação em comprador.

Esse caminho seguido pelo Lead até o momento em que conclui a venda é conhecido como jornada do comprador ou funil de vendas. Em outras palavras, é o que a pessoa faz para uma empresa. São as experiências pelas quais ela passa até que ela compre o seu produto.

E como você pode nutrir seus leads?

Por meio das táticas do Inbound Marketing, que são: produção de conteúdo completo e inovador para educar as pessoas que procuram o seu serviço, e-mail marketing, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), para possuir tráfego orgânico para o seu site, publicidade paga (Pay Per Click), investir em redes sociais, entre outros.

Em resumo: forneça informações interessantes. Não se faz Inbound Marketing sem conteúdo bom. As pessoas que pesquisam a sua marca e deixam suas informações de contato entrarem em contato com você estão em busca de algo além da venda e compra de produtos. Eles querem ser educados e direcionados para tomar uma decisão inteligente.

É por isso que o foco do seu conteúdo não deve se basear apenas nas vendas. Mostre às pessoas que elas podem usar o que você oferece na forma de material educacional. Assim, você capacita seus clientes em potencial.

Ficou alguma dúvida de como Leads qualificados são essenciais para o crescimento da sua marca na web? É só chamar! 😉

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