Bom, até agora, você provavelmente sabe que precisa de uma presença na web. É necessário um espaço online para ajudar a construir o seu negócio, divulgar o seu nome e vender os seus produtos ou serviços.
A parte mais difícil é descobrir como fazer isso – e saber se isso vai pesar no seu bolso. Portanto, é importante sair na direção certa: não escolher a plataforma ideal no início pode custar meses de retrocesso.
Neste post, escolhemos as redes sociais como uma grande aposta para alavancar seus negócios enquanto você ainda não pode fazer um site. Confira!
As redes sociais
Se você não pode fazer um site no momento, não dê um tiro no escuro: comece com as mídias sociais. É grátis, simples e de baixa manutenção.
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest e uma série de mídias sociais e seus respectivos aplicativos para dispositivos móveis são as melhores formas de fazer com que as pessoas falem sobre a sua empresa.
Na maioria das vezes, uma página no Facebook ou uma conta no Instagram são as melhores maneiras de criar um público, conectar-se com as pessoas e mantê-las atualizadas. São plataformas com as quais os internautas já estão familiarizados.
No Facebook, já são mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo – e 129 milhões deles estão no Brasil. No Instagram, somamos 57 milhões. Aliás, no Instagram, os stories merecem destaque: já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Em 2018, foi lançado também o IGTV, que só vem crescendo.
Ao iniciar uma presença na web, um café e um restaurante, por exemplo, poderiam operar com perfis no Facebook e no Instagram. Eles podem fazer upload de novas fotos, manter o menu atualizado, comunicar-se com os clientes, promover eventos e destacar ofertas especiais em um só lugar.
Os anúncios das redes sociais
O Facebook Ads tem uma excelente plataforma de anúncios para você segmentar um público-alvo e impulsionar os seus conteúdos. E aí vem um fator muito importante: tenha conteúdo qualificado e assertivo para atração e engajamento nos posts das redes sociais.
Lembre-se: todos os esforços de marketing de rede social são desperdiçados sem um engajamento adequado e eficaz. É essencial ter uma estratégia de engajamento social e conteúdo realmente envolvente para, depois, impulsioná-lo por meio de anúncios.
Crie um conteúdo concentrado nos interesses de seu público-alvo
Encontrar conteúdo relevante para as necessidades ou interesses de seu público certamente dará um bom engajamento na mídia social, se feito corretamente.
Com milhões de sites por aí – e, provavelmente, um número grande operando dentro do mesmo nicho ou segmento de mercado ao qual o seu negócio pertence –, a atenção de seu público-alvo pode ser um pouco difícil. Para isso, existem ótimas práticas para se destacar da concorrência:
• Ganhe seguidores, mas garanta que eles sejam seguidores de qualidade. Verifique se está interagindo com pessoas reais e não com perfis falsos.
• Otimize suas postagens com vídeos, infográficos, artigos, fotos de boa qualidade e atraentes.
• Use títulos descritivos adequados para consulta específica e com palavras-chave relevantes.
• Esteja em comunidades on-line. Elas são formadas por pessoas que compartilham os mesmos interesses de sua empresa. No que diz respeito ao crescimento da sua presença na web, o valor desses grupos ocorre porque eles são muito segmentados – por nicho, localização, idioma e muitos outros fatores. Eles oferecem uma ótima oportunidade para você se engajar com potenciais visitantes de suas redes sociais, para oferecer atendimento ao cliente, educar o seu público e construir a sua reputação.
E aí, quer começar a sua presença na web de forma otimizada? Contate-nos! A Owl oferece planos que se adequam ao seu bolso e a sua necessidade!?
Camila Rodrigues
Formada em Letras e Jornalismo, Camila ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir. Mas uma coisa é certa: sua missão no mundo é dar voz aos animais. Por ora, se aventura no mundo do Marketing Digital.